por William Dunne
Artistas de rua do Rio de Janeiro estão denunciando a abordagem violenta da segurança do Metrô da cidade. No último dia 6, o artista de rua Japonay MC foi agredido por funcionários da MetrôRio, quando estava apenas tentando fazer o seu trabalho para sobreviver no cenário apocalítico de pandemia sob Bolsonaro. É espantoso que com o desemprego galopante no país as forças repressivas continuem perseguindo violentamente quem está tentando se virar para sobreviver. O Movimento dos Artistas de Rua do estado do Rio de Janeiro (MAR) divulgou uma nota de repúdio contra o MetrôRio pelos acontecimentos do dia 6. Confira, na íntegra, o documento abaixo.
Rio de Janeiro, 06 de novembro de 2020.
Ao MetrôRio.
Nós do M.A.R. (Movimento dos Artistas de Rua do estado do Rio de Janeiro), que abaixo assinamos esta carta, repudiamos veementemente o acontecido com o Artista de Rua, Japonay MC, na sexta feira 6/11 na estação Jardim de Alah e gostaríamos de pedir esclarecimento por parte do MetrôRio sobre a abordagem violenta nesse e em vários outros casos envolvendo artistas, que repetidamente vem acontecendo por parte de seus colaboradores.
Convém ressaltar que tais ações têm repercutido negativamente nos veículos de comunicação e redes sociais, o que não colabora para uma boa imagem que certamente a empresa pretende preservar. Os artistas que se apresentam nas dependências do Metrô dependem das suas apresentações para sobreviver. Não têm intenção de prejudicar ninguém, pelo contrário, têm a intenção de entreter os passageiros, tornando seus dias mais amenos. São cidadãos e merecem ser tratados como tal.
Assinam esta nota de repúdio:
Lista dos artistas e grupos que assinam a nota de repúdio do MAR contra a abordagem do artista Japonay MC na estação do Jd. de Allah do MetroRio, em 06/11.
1. André Munhoz
2. Ronaldo Camelo
3. Fernanda Machado
4. Marcelo De Moraes
5. CHAP – Companhia Horizontal de Arte Pública
6. André Garcia Alvez
7. Luciana Pedroso
8- Rogério Rodrigues
9- Coletivo Recicloteka
10- Adriano Didi
11- Dio jaime Vianna
12- Bando Teatro Favela
13- Ricardo Pavão
14 Maksin Oliveira
15 – Gilvan Balbino
16- Wildson França
17 – Ailton Amaral – grupo Arteatro
18 – Patrick o Mágico!!
19- Pâmela Vicenta
20- Gira Cia Andante
21- Trupe Circônflexo
22 Maristela lyra

A lista aumenta
CurtirCurtir