“Destruição da arquitetura: crônicas políticas de um país em demolição” – nosso primeiro livro está em pré-venda

O Partisano lança sua primeira coletânea de textos impressa, em parceria com a Ruptura Editorial

Foto: Ruptura editorial

Já está disponível para pré-venda, pela Ruptura Editorial, o livro “Destruição da Arquitetura”. É uma coletânea de 27 crônicas políticas sobre arquitetura, cidade, arte e temas correlatos que nosso colunista Danilo Matoso publicou aqui n’O Partisano entre maio de 2020 e junho de 2022.

Contribua com O Partisano - Catarse dO Partisano

No início de 2020, a pandemia começava a assolar o mundo. Mandou muitos para o cárcere doméstico, e muitos mais ainda para colocar sua vida em risco nos ônibus, trens, lojas e fábricas em nome do lucro de outros tantos. Na Esplanada, estava empoleirada no poder uma tropa emergida diretamente das catacumbas da história. Foi então que se reuniram os editores e redatores deste portal: “bem, parece que é isso; o mundo está acabando e é o fim da história. Mas peraí. E se o mundo não acabar?”.

Leia também:  O aparato cultural que justifica espancamentos e assassinatos

Com isso em mente, achamos por bem denunciar, registrar e analisar o que acontecia naquela crise de proporções bíblicas que amplificava todas as contradições do capitalismo – sempre buscando trazer alguma descontração e humor, pra conseguirmos dar conta de tanta desgraça.

Já colocamos no ar quase mil matérias, das quais pouco mais de uma centena são da lavra de Danilo, e um terço trata sobre seu ofício: a arquitetura, o urbanismo e coisas afins. Foram esses últimos os escolhidos para este livro, que denuncia os ataques ao nosso patrimônio cultural, os edifícios e a cidade como instrumentos de exclusão social, o exílio de acervos de arquitetura, mas também trata de assuntos leves, como a fotografia de arquitetura ou a história do copo americano – tudo ilustrado pelo próprio autor.

Leia também:  Apertamento e quarentena

Com prefácio do arquiteto Andrey Schlee e orelha de nosso editor William Dunne, o livro deve sair no final de novembro, mas você já pode garantir o seu na pré-venda com um super desconto especial de 20%, e assim contribuir na realização de nossa primeira coletânea.

Contribua com O Partisano - Catarse dO Partisano

Compre aqui!

Deixe uma resposta