Benedita da Silva (PT) passou Martha Rocha (PDT), está a 3 pontos de Crivella e reforça o argumento dos que apelam ao voto útil para levar a esquerda ao segundo turno

por William Dunne
A pesquisa do Ibope divulgada hoje à noite que mostra a candidata do PT à prefeitura do Rio, Benedita da Silva (PT), com 13% das intenções de voto, encostando no prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que tem 16%, reforçou a causa dos que pregam o voto útil em São Paulo e no Rio de Janeiro. Enquanto nichos de psolistas e de petistas se matam nas redes sociais sob acusações de ambos os lados de colaboração com a direita, os eleitores têm a oportunidade de fazer um cálculo antes de votar visando colocar a esquerda no segundo turno das duas principais cidades do país. A ressalva de que Jilmar Tatto pode estar muito à frente das pesquisas em São Paulo, porém, é plausível.
Muito à frente de Benedita e Crivella está o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), com 41% das intenções de voto. Porém, no caso de se confirmar um segundo turno, esse cenário desalentador pode ser alterado até o dia da votação. Um segundo turno com a presença da esquerda pode polarizar as eleições. A outra candidatura de esquerda (classificação controversa nesse caso) é a de Martha Rocha, do PDT, que caiu para 11%, depois de perder de 6 pontos em relação ao último levantamento, sendo ultrapassada por Benedita. Apesar da hostilidade de Ciro Gomes, do PDT, contra o PT nos últimos anos, o apelo pelo voto útil no Rio pode atingir parte do eleitorado de Martha, entre os mais ansiosos para tirar Crivella do segundo turno substituindo-o por um quadro da esquerda.
Depois de Martha Rocha vem, apenas em quinto lugar, na cidade de Bolsonaro, o candidato do partido que elegeu Bolsonaro, Luiz Lima, do PSL, com 7%. Em seguida vêm Bandeira de Mello (Rede), Renata Souza (PSOL) e Paulo Messina (MDB), com 3%, Fred Luz (Novo), com 2%, e Clarissa Garotinho (Pros), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa.
Eu tenho muito respeito pela Benedita. Máximo. Profundo.
Esta foto é de hoje, na Baixa do Sapateiro, um dos lugares…
Publicado por Vinícius Carvalho em Sábado, 14 de novembro de 2020