Natural de Curiepe, no estado de Miranda, Istúriz ocupou vários cargos ao longo de sua carreira política, e estava pela segunda vez no Ministério da Educação

por Opera Mundi, traduzido da RT em Espanhol
O ministro da Educação da Venezuela, Aristóbulo Istúriz, morreu aos 74 anos, confirmou nesta terça-feira (27/04) a vice-presidente do país, Delcy Rodríguez. Segundo relatos, o ministro morreu após uma cirurgia cardíaca.
Natural de Curiepe, no estado de Miranda, Istúriz ocupou vários cargos ao longo de sua carreira política. Foi vice-presidente da República, deputado do Congresso Nacional (atual Assembleia Nacional), prefeito do município de Libertador de Caracas, governador do estado de Anzoátegui e ministro do Poder Popular para as Comunas e Movimentos Sociais. Além disso, durante o governo de Hugo Chávez, também foi ministro da Educação.
Autoridades e importantes figuras políticas do país expressaram suas condolências aos familiares e amigos de Istúriz.
“Homem de mil batalhas, sempre nos ensinou com sua palavra certeira; desde crianças admiramos sua luta, nos deixa seu exemplo, coragem e espírito incansável que, apesar dos anos, continuaram a nos preencher com sua força. Honra e glória! Viva a memória e a obra do professor Aristóbulo!”, escreveu o presidente Nicolás Maduro no Twitter.
Por sua vez, o líder chavista Diosdado Cabello falou em “triste notícia”. “Do fundo dos meus sentimentos de irmão, lamento a triste notícia da partida de um grande homem, do nosso irmão Aristóbulo, revolucionário e grande ser humano. A sua família e amigos a nossa palavra de pesar. Honra e Glória, querido irmão mais velho”, escreveu.