Jurista, deputada e doutora, ela não entende o porquê do Censo 2021 não ser feito pela internet, respondendo a própria pergunta

por Bibi Tavares
Preciso dizer que tem algo que eu gosto na Janaina Paschoal. Ela já não tem mais um pingo de vergonha de expor a ausência de oxigenação em seu cérebro, fazendo com que ela passe o dia falando abobrinhas na internet. Jurista e professora do curso de Direito da USP, a última dela foi ter questionado no Twitter o porquê do Censo 2021 não ser feito pela internet. Pois é, o Direito no Brasil anda mais capenga que a conta bancária de artista independente.
Por que o Censo não pode ser feito pela Internet? Com toda tecnologia disponível, não há muito sentido ter alguém batendo de porta em porta. Ademais, os Cartórios estão todos informatizados, os serviços são prestados virtualmente, podemos apurar nascimentos e mortes.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) April 24, 2021
É difícil pensar que é necessário explicar pra uma jurista que o Censo não é feito pela internet porque tem lugares no país que não tem energia elétrica, asfalto, transporte público adequado ou qualquer tipo de infraestrutura que possibilite essa ideia. Contudo, não é surpresa que nosso setor jurídico tem a mesma performance dos alunos do Professor Girafales. Se você notar que o Sergio Moro deu uma sentença baseada em provas inexistentes, que o ministro do Supremo Marco Aurélio pediu vistas numa votação que já tinha o resultado e que o Edson Fachin votou contra a própria decisão, não é de se surpreender que a Janaina Paschoal tenha dúvidas sobre o Censo ser feito pessoalmente.
Incrível que ela não tem um amigo pra avisar que tá passando vergonha. Em breve, poderemos lutar por eleições presidenciais via enquete no Twitter, o que me faz pensar se a Janaina também não foi eleita deputada através de uma enquete: qual a melhor candidata para não ser eleita?
Gente, por que será que no país que nem uma DOUTORA sabe o básico de metodologia de coleta de dados, nem da realidade do acesso à internet, nem da literacia midiática do povo, porque será que nesse país não dá pra fazer Censo pela internet? Por quê? pic.twitter.com/Il5ltkzqp9
— 📚Prof. Ms. Gustavo Dainezi – Segue! ❤ (@dainezi) April 24, 2021
Pelo menos 46 milhões de brasileiros não vão ter que ler esse exemplo de ignorância em seu estado mais puro e intocado, uma burrice pura e genuína no corpo de uma professora da USP. Essa é a quantidade de pessoas que não possuem acesso a internet hoje no Brasil. O que me faz pensar que talvez não tenha internet também na casa da Janaina, mostrando a falta que faz um acesso ao Google, quem sabe um Wikipédia/Censo.
Vamos explicar pra Jana que um dos principais objetivos do Censo é acessar pessoas que não estão nos registros públicos, que não possuem fácil acesso, inclusive, aos cartórios. Imagine a Janaina Paschoal fazendo o Censo, seria uma enquete: quem tá aí? Quem respondeu, respondeu, quem não respondeu, é porque não existe. Depois do Sérgio Moro ser o nosso Chapolin do jurídico, agora temos a Dona Neves do jurídico. Janaina, por favor, recolha-se.
Que imbecil e pior que na cátedra ela não está sozinha.