Como se reinventar diante do iminente apagão no país

A crise de energia vem para motivar o brasileiro a sair de sua zona de conforto e experimentar outras formas de viver; confira 7 dicas

Imagem: Reprodução
por Bibi Tavares

O cenário de crise climática pelo qual o mundo passa é um banho de água fria para os pessimistas, aqueles que não pensam out of the box. Chuvas torrenciais, rios transbordando, enchentes, temperatura batendo os 50 graus em algumas regiões, incêndios em florestas, enfim, uma caralhada de obstáculos feitos para quem gosta de desafios. Como amadurecer o nosso mindset enquanto estivermos em nossa zona de conforto? Os derrotistas não param de falar que o país está passando por uma crise de energia; que a falta de chuva resultante do aquecimento global e as maracutaias presidenciais resultarão em uma sequência de apagões por todo o Brasil, principalmente nas regiões mais pobres.

Contribua com O Partisano - Catarse dO Partisano

Agora eu te pergunto, você acha que o aquecimento global seria capaz de tornar a bandeira vermelha o carimbo oficial das contas de energia do brasileiro? Esse empurrãozinho diante do abismo conta com um time de profissionais de ponta, especialistas quando o assunto é lucro em cima do lombo do trabalhador. Sim, eles mesmos, os donos das empresas privadas ligadas ao setor de energia, como hidroelétricas e termoelétricas. Esse time de responsa, que une meia dúzia de homens brancos que gostam de ver índio pegar fogo, transformou a adversidade climática numa excelente oportunidade para aumentar o capital de sua empresas.

Leia também:  VAZA RATO: boa viagem, Sérgio Moro!

Segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), numa apuração feita pelo Brasil de Fato, algumas hidroelétricas simplesmente abriram seus reservatórios sem nenhuma justificativa, deixando-os mais vazios que a geladeira do brasileiro. A lógica é a seguinte: quanto mais vazio o reservatório, maior é a escassez de água e maior será a tarifa na conta de luz. Esses herdeiros não brincam em serviço, ein?

Inovação, otimismo: é hora de se reinventar

Mas, como foi dito no início do texto, todo esse mimimi é conversa de quem não tem visão, quem não tem capacidade de se reinventar diante dos obstáculos. Como vocês acham que David Bowie se manteve por tanto tempo fazendo sucesso? Não é à toa que ele é considerado o camaleão do rock! Diante disso, a fim de poupar o trabalho da redação de veículos como Veja, Estadão e Folha, O Partisano usou toda sua bagagem e espírito visionário para elencar 7 razões pelas quais um apagão pode dar um up na sua vida. Confira:

Contribua com O Partisano - Catarse dO Partisano
  1. Para os apaixonados de plantão, o apagão tem tudo para apimentar a relação a dois. Já pensou em fazer um jantar romântico à luz de velas para sua cremosa? Sabemos os riscos de passar muito tempo com velas acesas em casa sem supervisão, mas aposto que o incêndio vai começar nos lençóis.
  2. Uma excelente oportunidade para passar um tempo com a sua família, brincando e se divertindo com seus filhos. No escuro é possível brincar de gato-mia com as crianças, onde o maior desafio vai ser impedir seu filho pequeno de engolir os fósforos e jogar as velas na privada.
  3. Através do apagão, as pessoas terão mais chances de se conscientizar da necessidade de pôr um fim no carregador de celular na tomada e nos banhos de mais de 3 minutos. Essas são práticas reprováveis e repugnantes, que impedem o crescimento de grandes empresários como Jeff Bezos e Elon Musk, obrigando-os a fazerem viagens espaciais procurando outro lugar para viver.
  4. Saiba que a sua pele agradece pelo apagão. Você sabia que a água quente do banho danifica seus poros e resseca sua pele? Não há nada melhor para deixar o rosto um pêssego do que um belo banho de água fria! Também é recomendado para peles oleosas.
  5. Os jovens têm passado muito tempo na frente das telas, existem mesmo pessoas que são viciadas em celulares, computadores e televisões. O apagão vem para reabilitar esses indivíduos, fazendo com que eles tenham um acesso limitado às telas, já que não vai ter onde carregar ou ligar seus aparelhos eletrônicos.
  6. Por fim, mas não menos importante, finalmente o céu estrelado poderá ser apreciado, já que não vai ter nenhuma luz artificial acesa para ofuscar o brilho das estrelas *-*
  7. Bônus: essa é para os conservadores de plantão. Com a falta de energia, suas mulheres chegarão cedo em casa para preparar o jantar, pois ficarão com medo de andar pelas ruas escuras e serem atacadas por homens que não resistem a um ombrinho descoberto.
Leia também:  Bolsonaro não levou chifre, foi tudo parte de um acordo; entenda

É isso, gente. Espero que depois dessa leitura fascinante vocês sejam capazes de enxergar além do óbvio e já ir procurando formas de armazenas as comidas que estão no seu freezer, já que não vai ter energia para ligar a geladeira.

Um comentário

Deixe uma resposta