Weintraub pediu demissão mas não ofuscou o brilho de Queiroz, preso hoje em Atibaia o ex-assessor de Flávio Bolsonaro continua abafando

por William Dunne
O ministro da Educação Abraham Weintraub caiu hoje (18). Quando seu antecessor Ricardo Vélez Rodríguez deixou o cargo parecia difícil que as coisas pudessem piorar. Mas Weintraub não decepcionou o gado bolsonarista e conseguiu esculhambar a educação no país ainda mais. Sob sua gestão bolsas estudantis foram cortadas e orçamentos de universidades apertados, porque segundo a extrema-direita todo o mundo que não é terraplanista é vagabundo. Descobrimos o que era a “escola sem partido” na prática: um ensino sem pesquisa, sem dinheiro, sem professor, sem nada.
O pai de pet estava emocionado ao informar em vídeo sobre sua saída. Ao lado de uma estátua de cera do presidente Jair Bolsonaro, anunciou que deixará o cargo para sua cachorrinha “Capitu”. Ao perguntarem se isso não seria nepotismo, Weintraub latiu: “comunista!” Com olhos oblíquos e dissimulados, a cadelinha tem a oportunidade de ser melhor que seu dono no comando do MEC. Amiga da “Pitukinha”, pet de madame criada pelo Carluxo, o “02”, Capitu só precisa fazer nada para não ser tão ruim quanto Weintraub. Pelo Twitter, Capitu rosnou quando um internauta perguntou se ela traiu. Bolsonaro rebateu: “confiança não se compra, se adquire”.
Apesar da cena tocante, Weintraub não conseguiu ofuscar o momento da estrela do dia. Depois de um ano fazendo a Kátia Cega, Fabrício Queiroz apareceu em Atibaia na casa do advogado da famiglia Bolsonaro. Capitu tem chances de começar seu trabalho sem ser alvo de muita atenção, enquanto a Globo acompanha cada passo de Queiroz de um helicóptero. Não conseguimos apurar se havia erros ortográficos ou de concordância no papelzinho que Weintraub leu enquanto anunciava sua demissão.