O famoso lobo-guará irá estampar a nota de 200 reais que o Banco Central criou, contudo, sua utilização será difícil, afinal, o saldo bancário do brasileiro está fodido

por Bibi Tavares
Nesta semana, os brasileirinhos e brasileirinhas foram surpreendidos com uma novidade econômica muito na contramão do momento, a impressão de notas de 200 reais. Como se o país não tivesse problemas suficientes para se preocupar, como a existência de 57 milhões famílias sem acesso à rede de esgoto e 24 milhões sem água encanada, segundo dados da Pnad 2018, o Conselho Monetário Nacional achou que seria uma boa distrair a população com votação pra escolher animal em cédula. Talvez seja uma abstinência das votações do BBB, vai saber. O fato é que na última quarta-feira (29), o Banco Central anunciou a criação da nova cédula para sanar o problema da diminuição de circulação de notas, isso porque, segundo a diretora de administração do BC, Caroline de Assis, em tempos de crise como a que estamos vivendo, a população tende a guardar mais dinheiro em casa, a fim de criar reservas para possíveis emergências. Essa estratégia é conhecida como “entesouramento”.
Depois dessa notícia, todos os caixas de padarias, mercados e vendinhas se juntaram para assinar um manifesto contra a cédula de 200 reais. Em nota de repúdio, os funcionários de caixas afirmaram que não há tantas balas de café vencidas para usar no troco do Eight do jovem fumante e nos pãezinhos das senhorinhas. “Não tinha nem troco para nota de 20 reais, imagine de 200.” Cobradores de ônibus também se pronunciaram: “Porra, todo dia era gente descendo pela frente porque os espertinhos vinham metendo o louco com nota de 50, daí a gente começou a arrumar troco, agora vem essa nota de 200, aí é foda”. Pois é, nobres leitores, aparentemente, o Banco Central é bem otimista em relação às contas bancárias dos brasileiros em plena crise de superprodução, afinal, quem não tem um montão de dinheiro no banco pra sair sacando notas de 200 reais, não é mesmo? Quem nunca ficou puto da vida quando precisou sacar dinheiro trocado e o maldito caixa só tinha notas de 50 e 100 reais e você só precisava de 10 conto pra pagar a passagem ou uma simples coxinha? Ou quando você quer dar uma chicotada em suas próprias costas por ter perdido uma nota de 20 conto que deixou no bolso, só que agora, ao invés de 20, vai ser uma notinha simplória de 200.
Enfim, as formas que o Estado tem para esfolar a paciência e o bolso da população são tão variadas que dava pra fazer uma novela pique Malhação, infinita e insuportável. Aliás, agora um assalto pode ser até mais ágil, já que ao invés de ter que sair arrancando as notas de 2 reais do bolso, basta sacar uma de 200, que é tudo que teremos para viver meses, aparentemente. Mas, apesar do governo mandar um grande dedo do meio na cara da população todos os dias, além de fazer a galera engolir figuras como PauNo Guedes como ministro da Economia, a Internet fez a festa com as possíveis imagens da nova cédula. Os animais mais cotados para estampá-la eram a Camarada Naja, a Ema infiltrada, o gado bolsonarista e o queridinho do Brasil, o famoso cão caramelo:

Infelizmente, o vencedor foi o Lobo-Guará e esta será mais uma nota sem graça e com a única utilidade de fazer as pessoas com +30 lembrarem do terror das notas de um montão de Cruzeiros/Cruzados. Finalizamos por aqui com uma profunda reflexão sobre a existência dessa nota e de seu representante:
Isso me lembra a semelhança que há entre lobo guará e o bolo de cenoura com chocolate, que são um inverso do outro. O bolo é laranja por baixo e marrom por cima enquanto o lobo é marrom em baixo e laranja em cima, além de que um é LOBO e o outro BOLO (silabas ao contrário).
— Jeffersson Galvão (@EuSouJeffersson) July 29, 2020